O Governo do Amapá integrou 33 profissionais odontológicos, entre dentistas e técnicos, às equipes multidisciplinares de saúde que atuam nas unidades hospitalares, especialmente em leitos de UTIs. A ação visa o cuidado com a saúde bucal durante a internação hospitalar, período de exposição a diversas infecções.
Diariamente, são realizadas aspirações, profilaxias e extrações dentárias. Muitos procedimentos são realizados no leito do paciente pela equipe multiprofissional, com equipamentos e insumos essenciais para garantir cuidados de qualidade.
Segundo a coordenadora estadual de saúde bucal, Cássia Klein, a presença da Odontologia dentro dos hospitais de alta complexidade é fundamental para oferecer uma abordagem integrada e completa aos pacientes, considerando a saúde bucal como parte inseparável da saúde geral.
“A atenção e cuidado com a saúde bucal em ambiente hospitalar proporcionam o suporte necessário aos nossos pacientes internados, preenchendo uma lacuna essencial em sua assistência médica. Desde o ano passado, contamos com dentistas, técnicos e auxiliares bucais atuando em todos os hospitais da capital e em Santana, incluindo leitos de UTI”, relatou Cássia.
Durante o período de internação, a odontologia hospitalar também atende pacientes com dificuldades para manter uma dieta adequada devido a problemas bucais, como dor de dente ou infecções orais.
“Nós desenvolvemos nossas atividades cuidando da saúde bucal dos pacientes internados e intubados na UTI e Sala Vermelha do HE. Em muitos casos, o paciente começa a apresentar infecções e uma piora no seu quadro de saúde em decorrência de um problema bucal. Nossas atividades são custeadas pelo Estado do Amapá, que prioriza a assistência total aos nossos pacientes”, explicou a cirurgiã dentista, Débora Bravo.
Odontologia Hospitalar
A Odontologia Hospitalar no Amapá tem ganhado destaque desde a implantação da lei que reconhece e regulamenta a prática odontológica em ambiente hospitalar no estado, tornando obrigatória a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação.
Com o reconhecimento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) planeja expandir a rede de cuidados bucais, conforme a demanda e as necessidades que surgirem. Ainda este ano, o Governo do Amapá promoverá um simpósio de Odontologia Hospitalar para validar as diretrizes estaduais, consolidar protocolos e compartilhar conhecimento com profissionais da área.