Governo do Amapá promove campanha ‘Maio Furta-Cor’ sobre a saúde mental materna

Campanha busca sensibilizar a sociedade sobre o adoecimento que a maternidade pode trazer

No mês de maio, o Governo do Amapá traz o debate sobre a saúde mental materna com a campanha “Maio Furta-Cor”, que busca sensibilizar a sociedade para questões relacionadas às consequências que uma maternidade sem apoio pode causar, desde a gestação até o cuidado com o filho após o nascimento. A ação traz palestras, debates e marcha no estado.

O objetivo é promover o apoio, chamar atenção para saúde mental materna e levar cuidado para as mães. A ação acontece nas Maternidade Mãe Luzia e Bem Nascer.

A enfermeira obstetra, especialista em Lactação Humana, Tacilane Almeida, explica que esse é o segundo ano de realização da campanha no Amapá e que o tema é sensível e presente na vida de mulheres em todas as classes sociais.

“No estado, temos uma lei que reconhece o ‘Maio Furta-Cor’ como um movimento e isso tem uma importância fantástica, porque a gente consegue direcionar ações para despertar o público adoecido e que precisa de apoio. Esse ano, estamos fazendo ações pontuais mais direcionadas para a sensibilização dos profissionais da área da saúde que trabalham diretamente com as mulheres na maternidade”, explica Taciane.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada cinco mulheres que gestam e dão a luz a uma criança, pelo menos uma é acometida com algum agravo mental e algum tipo de adoecimento psicoemocional.

Maio Furta-Cor

A campanha é comunitária sem fins lucrativos, democrática e suprapartidária que busca sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. O objetivo é realizar ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, época em que celebramos nacionalmente o Mês das Mães.

O movimento existe desde 2021 no Brasil e, em 4 anos de campanha, já aprovou mais de 100 legislações sobre o tema, que instituem o mês de maio como voltado à conscientização e promoção de saúde mental materna nos calendários municipais e estaduais.

Confira a programação:

15, 16 e 17 de maio

 

  • Ações volantes, roda de conversa e palestras de sensibilização
  • Local: Maternidade Mãe Luzia

Quinta-feira, 16 

  • 10h – Apresentação da campanha “Maio Furta-Cor”
  • Local: Tribunal de Justiça do Amapá
  • 14h – Apresentação da campanha “Maio Furta-Cor”
  • Local: Maternidade Bem Nascer

25 de maio

  • 16h – Marcha “Furta-Cor”
  • Local: Santuário de Fátima, no bairro Santa Rita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *