Foi lançada nesta segunda-feira, 18, pelo governador Clécio Luís, as obras de construção do novo Hospital de Emergência (HE), em Macapá. O novo HE é uma das propostas do Plano de Governo que pontua a saúde pública como prioridade imediata, absoluta e inegociável da atual gestão.
O novo hospital será construído em uma área de 15 mil metros quadrados, e terá cinco andares, garantindo a ampliação dos atendimentos com 212 novos leitos, 6 salas no Centro Cirúrgico, Central de Diagnóstico por Imagem, laboratório, Centro de Tratamento de Queimados, serviço de diálise, auditório, apoio técnico, área administrativa e heliponto.
“Este hospital será a primeira grande obra, depois de cinco décadas, que revolucionará o atendimento na saúde do estado. Queremos que seja de alguma forma, uma homenagem, a todos os trabalhadores que realizam o serviço diariamente, pois para chegarmos até aqui muita gente sonhou e realizar um sonho é muito bom, mas salvar muitas vidas é melhor ainda, e com o novo HE certamente mais vidas serão preservadas no nosso estado”, enfatizou o governador Clécio Luís.
A obra conta com investimentos de R$ 129 milhões em recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. A área, onde será construído o maior hospital público da capital, fica atrás do prédio atual do HE e foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por articulação do parlamentar.
“Hoje é o início das obras que o hospital de emergência tem aguardado há 50 anos. Ficará registrado na história do Amapá o sonho dos amapaenses de ter uma saúde pública de qualidade, que não vai deixar nada a desejar para nenhum outro centro do Brasil” declarou o senador.
Espaços do Novo HE
- Pronto-atendimento (urgência e emergência);
- Atendimento ambulatorial;
- Ao todo, são 212 leitos para pacientes;
- 160 leitos de enfermarias (com 4 leitos cada) para pacientes da Cirúrgica, Clínica, Trauma-ortopédica, Neuro e Cardio;
- 30 leitos de UTI;
- 20 leitos de CTQ (Centro de Tratamento de Queimados);
- 2 leitos de isolamento;
- 6 salas de centro cirúrgico de multiespecialidades (ortopedia, neurologia, cardiologia e outros);
- 7 leitos para recuperação pós-anestésica (RPA);
- Serviços assistenciais de diálises;
- Central de Diagnóstico por Imagem: Radiologia, Hemodinâmica, Tomografia, Ultrassonografia, Ressonância, Endoscopia e Métodos Gráficos (Doppler e Holter);
- 500 m² de área técnica;
- Salas de Nutrição, Farmácia e Laboratório;
- Administração, auditório, salas multiuso, comissões e outros;
- Um heliponto.
Investimentos na saúde
Desde 2023, o Governo do Estado revitalizou, ampliou e reformou mais de 80 espaços no Hospital de Emergência de Macapá e adotou novo fluxo de atendimento baseado no Protocolo de Manchester, que classifica pacientes de acordo com a gravidade do quadro clínico. Foi realizada ainda a troca do telhado, com colocação da nova calha e reparos na parte elétrica, proporcionando mais segurança e eliminando goteiras dentro da unidade.
O Governo ampliou em 50% o número de leitos de UTI do HE, além de criar programas assistenciais, como a Operação Dr Teles (que, em um ano, continuou em casa o tratamento para cerca de 400 pacientes de baixa e média complexidade) e o Zera Fila, realizando cerca de 5,5 mil cirurgias no ano passado (sendo 4,4 mil só deortopédicas).
Foi implantada mais uma sala cirúrgica, que aumentou em 25% a capacidade de cirurgias. A espera por cirurgias ortopédicas passou de 3 ou 4 semanas para 48 horas. Com o novo aparelho de raio-X fixo, que foi trocado após 10 anos, já foram realizados este ano 11 mil exames de imagens. Também foram adquiridos mais dois novos carros anestésicos.