Governo do Amapá realiza testagem para malária em tripulantes de navio do Exército, em Macapá.
O Governo do Amapá reforça as ações de controle e prevenção da malária no estado. Nesta sexta-feira, 29, equipes de saúde realizaram mais de 100 testes rápidos na tripulação do navio corveta do Exército Brasileiro, que está percorrendo o rio Amazonas, auxiliando nos trabalhos de instalação de fibra óptica na região Amazônica.
A ação faz parte do Plano Estratégico de Controle da Malária, que visa não apenas tratar os casos identificados, mas também prevenir a propagação da doença em comunidades ribeirinhas e áreas de difícil acesso. A busca ativa de pacientes sintomáticos e assintomáticos é a principal estratégia, uma vez diagnosticada a doença, mais rápido é o tratamento e o bloqueio da transmissão para outras pessoas.
A testagem foi realizada pelos profissionais do Laboratório Central (Lacen-AP) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Segundo o chefe da Unidade de Controle das Doenças Transmitidas por Vetores da SVS, Jonas Ferreira, a ação garante uma viagem mais segura da tripulação, que seguirá com destino a Manaus, no Amazonas.
“Nós testamos cerca de 100 pessoas e o resultado sai na hora. Essa ação é necessária por orientação do Ministério da Saúde, onde todas essas pessoas que vão passar de um estado para o outro, precisam fazer o teste de malária. O resultado de todos foi negativo”, explicou Ferreira.
O técnico de segurança, Ítalo Viana, é um dos tripulantes. Ele conta que a ação do Governo do Estado é importante para a saúde da equipe, pois contribui para a qualidade de vida dos colaboradores.
“É foi um momento muito aguardado por nós, pois estamos voltando para casa, para nossas famílias. Trazer a segurança e a qualidade de vida para os nossos colaboradores é muito fundamental para a tranquilidade da viagem”, ressaltou o trabalhador.
Na segunda-feira, 1º de abril, todo o material coletado será inserido no sistema de informação do Governo do Amapá. Foi recomendado ainda que eles refaçam os testes assim que chegarem em Manaus..
Cuidado e Prevenção
O Governo do Amapá reforça a importância da colaboração de todos para o combate à malária, ressaltando que a prevenção, o diagnóstico e o tratamento adequado são pilares essenciais nessa luta.
A população amapaense pode contribuir adotando medidas preventivas, como o uso de repelentes e mosquiteiros, e buscando atendimento médico ao menor sinal de sintomas da doença.
Malária
A malária é uma doença tropical causada pelo protozoário plasmodium que infecta o mosquito Anopheles. A doença é transmitida ao homem pela picada da fêmea do mosquito. A melhor forma de prevenção é se proteger do inseto, no entardecer e amanhecer, e controlar os vetores de transmissão.